Estão abertas as candidaturas para a 2.ª edição do programa “Relança-te” – Escola de Impacto Online, uma oportunidade imperdível, da Fundação Ageas e do Impact Hub Lisbon, que apoia projetos de empreendedorismo e inovação, com responsabilidade social, ambiental e económica, assentes em modelos de negócio sustentáveis.

Dirigido a desempregados da era Covid, com mais de 25 anos, o programa de capacitação em formato totalmente online, tem a duração de sete meses. De referir que neste momento Portugal tem cerca de 402 mil desempregados e mais de metade foram registados só no último ano devido à pandemia Covid-19, de acordo com dados de janeiro do IEFP.

Em cada edição são selecionados cerca de 50 participantes, que passam ao longo de sete meses por três fases de seleçãobootcamp, aceleração e incubação – onde contam com formação e mentoria nas áreas de gestão, comunicação e marketing, fundraising e avaliação de impacto. Aos 10 projetos finalistas, a Fundação Ageas oferece uma bolsa de 1500 euros.

“Após um ano dramático para a economia nacional, no qual muitos empregos foram perdidos, é necessário e urgente que sejam criadas iniciativas de fomento à retoma económica, que deve estar assente num novo paradigma de empreendedorismo, onde a produção de impacto social e/ou ambiental positivo seja central à existência do projeto, tal como a viabilidade financeira o é.”, refere João Machado, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Ageas

O “Relança-te” procura ideias e negócios disruptivos, como ferramentas de aceleração da mudança social. “Queremos empreendedores que por um lado não tenham medo de arriscar, e que por outro tenham a vontade de criar impacto positivo para o planeta com o seu negócio, em qualquer parte do país”, acrescenta Francesco Rocca, Managing Director do Impact Hub Lisbon

A 1.ª edição contou com mais de 140 candidaturas, provenientes de norte a sul do país, das quais foram selecionados 18 projetos. Os participantes, entre os 26 e os 50 anos, usufruíram de mais de 170 horas de formação (desenvolvimento pessoal e do projeto) e mais de 90 horas de mentoria individual. Apresentaram soluções diversificadas para temas como: a capacitação, a comunicação e o apoio às organizações do 3º setor; a saúde e o bem-estar físico e mental; a alimentação saudável; a recuperação e a transformação do plástico não reciclável e o desenvolvimento territorial.

No dia 5 de abril, segunda-feira, irá decorrer uma sessão de esclarecimentos sobre esta iniciativa às 10h30, em direto a partir das páginas de Facebook da Fundação Ageas e do Impact Hub Lisbon.

As candidaturas para a 2ª edição desta Escola de Impacto Online decorrem até 25 de abril

Mais informações em escoladeimpacto.pt

Sobre a Fundação Ageas 

A Fundação Ageas, lançada em Portugal em 1998, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que tem por missão apoiar a comunidade, promovendo o voluntariado corporativo e a solidariedade social, bem como desenvolvendo programas com impacto social. Pretende ser uma instituição corporativa que contribui para comunidades inclusivas e resilientes. Com o objetivo de aumentar o seu impacto social na comunidade, a Fundação Ageas estruturou um modelo estratégico baseado na construção de um ecossistema de parcerias de longo prazo, em torno de 3 eixos: voluntariado corporativo, empreendedorismo e inovação social e projetos com impacto social sustentável. Saiba mais em: https://www.grupoageas.pt/fundacao-ageas

Sobre o Impact Hub  

O conceito Impact Hub nasceu em Londres, em 2005, e trata-se de uma rede global de polos de inovação e desenvolvimento de projetos que visam a transformação da sociedade – desde a sua fundação, nascem em média mais de 1.200 startups e são criados cerca de 4.000 postos de trabalho a tempo inteiro cada ano. O Impact Hub tem mais de 15 mil membros espalhados por mais de 100 locais, que formam a maior comunidade de empreendedores de impacto a nível mundial presente nos 5 continentes. 

O Impact Hub abriu portas em Lisboa no final de 2016 e hoje conta com um espaço de 500m2 em Alcântara onde junta uma comunidade composta por organizações de referência em Portugal em diversos sectores de atividade económica e por empreendedores de impacto social e ambiental. A missão do Impact Hub Lisbon assenta em 3 pilares: inovação social nas organizações alinhada com as missões de responsabilidade social e sustentabilidade, maior eficiência no terceiro sector através da inovação social e apoio ao empreendedorismo de impacto em Portugal.

Para mais informações:

Isabel Camarate Campos | icampos@atrevia.com | 914 027 468

Sara Vinagre l svinagre@atrevia.com l 962 779 594

Rui Rijo | rui.rijo@ageas.pt | 926 756 900

Luís Neves Franco | luis.nevesfranco@ageas.pt | 911 098 743

Artigos Recomendados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *