Ações

Representam uma parte representativa de uma empresa, registada como Sociedade Anónima. Conferem ao seu detentor o direito a dividendos. Estas podem ser:
– Ações preferenciais – ações com prioridade na distribuição de dividendos;
– Ações com direito a voto – ações permitem ao detentor votar nas assembleias gerais;
– Golden Shares – ação com privilégios especiais previstos nos estatutos;
– Ações Convertíveis – ações que se convertem em ações ordinárias numa data específica;
– Ações Próprias – Ações da própria empresa detidas pela mesma e por vezes recompradas para inflacionar o valor das ações da empresa no mercado;
– Ações Cotadas – Ações transacionadas numa bolsa de valores.

Balancete

É a partir do mesmo que são “construídos” o Balanço e a Demonstração de Resultados. É o mapa “primordial” no que toca à análise financeira. Desta forma é importante ter uma contabilidade atualizada e rigorosa.
Como analisar?
No balancete, estão presentes movimentos a débito e crédito em contas e subcontas que por sua vez estão incluídas em classes. Este mapa é flexível, no sentido em que contas e subcontas podem ser criadas e incluídas no balancete, dependendo do modelo de negócio e atividade da empresa.

Balanço

É uma das demonstrações financeiras das entidades que traduz a sua situação financeira num dado momento.
No Balanço, podes ver o detalhe do Ativo, Passivo e Capital Próprio, avaliando os mesmos para tomar decisões. O Balanço encontra-se dividido entre rúbricas correntes (com um período de até 12 meses) e não correntes (com um período superior a 12 mewsews), permitindo uma melhor análise. Quando comparado com o balancete, a análise é mais resumida visto que o balanço utiliza somente contas principais (também conhecidas como contas integradoras) do balancete.

Benchmarking

O Benchmarking deriva da palavra benchmark que se traduz por referência. É uma ferramenta de gestão de empresas que permite comparar produtos, serviços e procedimentos empresariais, sendo um instrumento utilizado para analisar em profundidade as ações de outras empresas que atuam no mesmo setor. Esta análise possibilita melhorar os níveis de performance e eficiência perante a concorrência.

Bootstrapping

Bootstrapping é o processo de começar uma empresa do zero, sem ajuda financeira de ninguém, além das próprias economias dos empreendedores – ou do valor gerado pelas primeiras vendas do negócio.

Brainstorming

Brainstorming é uma técnica utilizada para encontrar ideias e, sobretudo, soluções para um problema específico. Também conhecido como “tempestade de ideias”, num brainstorming os participantes devem ter liberdade de expor as suas sugestões e debater sobre as contribuições de todos os intervenientes.