Vivemos tempos difíceis.

A pandemia do Coronavírus está a tomar grandes proporções e a tornar-se numa crise económica internacional com impacto em todos os setores. Esta crise, tem tudo para ser tão negativa (ou ainda mais) do que a crise do subprime de 2008, afetando PME e Grandes empresas, lançando enormes desafios aos gestores e empreendedores.

No entanto, há boas coisas a acontecer. Principalmente os empreendedores de startups, normalmente mais flexíveis e criativos, estão rapidamente a enfrentar a crise e encontrar novas formas de a combater e ganhar vantagem competitiva.

É bom lembrar que isto não é uma novidade. 2008 foi o ano de criação de startups como Airbnb ou Uber… Há um mundo de oportunidades lá fora.

Por isso, ficam aqui 8 dicas para todos os Empreendedores:

1. As crises não duram eternamente

Todas as crises são temporárias. O passado assim o mostra e o futuro não será exceção. Por muito longo que possa ser, este é um desafio à nossa capacidade de resiliência e inovação. E temos de a aproveitar.

É fundamental manter a Cabeça Fria nesta hora e ter capacidade mental e discernimento para pensar nesta hora mais difícil.

Agora é a hora para pensar e agir.

2. Transparência total contigo e com os outros

Nesta altura (assim como em todas outras) é importante sinceridade e abertura. Se tens parceiros, fornecedores, clientes, colabodores ou investidores, é importante abrir o jogo. Só dessa forma conseguirás ter o respeito de todos e garantires que todos estarão alinhados para te ajudar.

A este nível, acredito que há 2 tipos de empresários:

  • Os Mitomaníacos: no fundo todos os empresários que sofrem de mitomania, também conhecida como hábito patológico de mentir. Mentem por tudo e por nada e, por isso, perdem toda a credibilidade que possam ter com os outros.
  • Os (quase sempre) Honestos: aqueles que têm como regra não mentir. Esses geram confiança (desde que não sejam somente “Desculpadores”) e procurem soluções para honrar os seus compromissos. O “quase sempre” está aqui porque quem diz que nunca mentiu uma pequena mentirinha que seja que atire a primeira pedra.

Por isso, o meu conselho é seres sempre sincero/a com todos. Se assim for, a probabilidade de todos te ajudarem para dar a volta é muito maior.

3. Reduzir gastos excedentários

Numa crise, é fundamental reduzir os gastos somente aos essenciais. Reduzir encargos com espaço (renda), comunicação, entre outros que possam ser minorados. Ao nível de pessoal, apesar de não ser a favor de despedimentos, acredito que o Layoff Simplificado possa (nesta altura) ser uma solução viável para todos. Não a perfeita infelizmente, mas uma solução possível para que os colaboradores ganhem algum e a empresa permaneça viva.

Todos os esforços devem ser feitos para mantê-los, incluindo modelos de negócios atualizados, adiamentos de pagamento, parcelas de pagamento, e assim por diante). Fala abertamente com os teus funcionários (e fornecedores) e tenta chegar a um acordo. Será fulcral para sair da tempestade.

4. Desenvolvimento do negócio e do marketing

O desenvolvimento e o marketing do negócio deve tornar-se muito mais eficiente e, preferencialmente, inovador. Dou-te o meu exemplo (apesar de não me achar revolucionário).

Criei este Blog para poder chegar a mais pessoas e ajudar-te com conteúdo. Em simultâneo, apostei em Vídeo (Youtube) e Podcasts para falar sobre esta temática. E, ainda, estamos a ajudar empresas de forma 100% gratuita a obter financiamento.

Porque faço isso? Obviamente quero criar impacto positivo mas, em simultâneo, sei que isso irá aumentar o meu/nosso alcance e potenciar o nosso valor quer atual quer no futuro.

Os empresários têm uma oportunidade de ouro de alavancar o poder das comunidades empreendedoras em relação a clientes de todo o mundo. A tecnologia ajuda-nos imenso neste papel e é importante que a aproveitemos.

5. Procurar por oportunidades neste mercado (e em outros)

Nesta altura é importante sermos criativos e pensarmos como maximizar o nosso negócio. É fulcral adaptar as soluções (ou criar novas) para mercados menos afetados.

Faz um brainstorm com funcionários, parceiros, colaboradores, investidores (ou se quiseres fala comigo mesmo!). Neste momento não temos nada a perder. É o momento em que infraestruturas inteiras procuram oportunidades e, por isso, mais oportunidades irão e poderão existir.

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6. A recuperação será um processo gradual

Todas as crises são temporárias. O passado assim o mostra e o futuro não será exceção. Por muito longo que possa ser, este é um desafio à nossa capacidade de resiliência e inovação. E temos de a aproveitar.

Para isso, é importante planear o que aí vem, definir fases de trabalho e cronologicamente definir prioridades e objetivos. E, de forma ponderada e gradual, vamos dar a volta a isto e aproveitar esta realidade.

7. Gerir dia-a-dia e não “panicar”

Cada dia é um dia novo, com muitas novidades e informações nesta fase. Só para terem uma ideia, hoje às 11h00 dei uma informação sobre um financiamento a um cliente e, nem 15 minutos depois, recebo um email a alterar o que eu disse. Felizmente foi mudança para melhor do que para pior!!!

Por isso, nesta fase é importante perceber que teremos de gerir um dia de cada vez, com decisões de curto prazo. Apesar de ser importante planear o futuro (e devermos fazer), a gestão do mesmo deve ser mais micro e menos macro. Ou seja, vamos gerindo cada dia com as informações mais importante.

E, acima de tudo, não podemos entrar em pânico. Se não estivermos calmos, como podemos tomar boas decisões? Crises vão existir sempre infelizmente. E cabe-nos ter calma nesta hora.

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Juntos vamos vencer.

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