5 Ferramentas para ganhar tempo

O tempo é um recurso escasso. Todos temos apenas 24 horas disponíveis em cada dia e, abatendo o tempo que estamos a dormir ou a comer sobra-nos uma média de 14 horas. Se a este tempo retirarmos o trabalho, o tempo nas redes sociais, as viagens casa-trabalho e trabalho-casa, entre muitos outros, então o tempo “evapora-se”!

Por isso, partilho contigo 5 ferramentas que utilizo e que me permitem “ganhar tempo” sendo mais eficiente, evitando distrações e potenciando os resultados.

Esta dica foi partilhada no Instagram do Diário de um Empreendedor. Aproveita para seguir para veres em primeira mão mais dicas.

1. Asana

O Asana é uma ferramenta para gerir tarefas, organizar trabalho e definir tempos de concretização.

O Asana permite organizar melhor o tarefa através da criação de projetos que podem ser partilhados com outros elementos da equipa. Desta forma, todos sabem o que têm a fazer e quando devem terminar estas tarefas.

Sabe mais em www.asana.com.

2. Canva

Ferramenta de design para criação de conteúdo para redes sociais (e não só).

Através do Canva.com, podes criar conteúdo com design apelativo de forma rápida e eficaz, desde logotipos, posts em diversos formatos, vídeos, entre muitos outros.

Acima podes ver uma imagem ilustrativa de um conteúdo criado nesta ferramenta. Pontualmente, e a para conteúdos específicos, acabo por utilizar photoshop ou illustrator para maior personalização. No entanto, não tenho qualquer formação. Com esta ferramenta não é necessário muito talento já que existem milhares de templates disponíveis que te irão ajudar na criação de conteúdo.

Experimenta e sabe mais em www.asana.com.

3. Hootsuite

O Hootsuite é uma ferramenta para automatização de posts nas redes sociais.

Podes agendar publicações (até 30 na versão gratuita) em qualquer rede social (até um máximo de 3 na versão gratuita), ganhando muito tempo neste processo.

Já li alguns artigos online que dizem que a automatização via qualquer ferramenta externa como hootsuite afeta negativamente o alcance das publicações, reduzindo significativamente. Acredito que seja verdade. No entanto, o tempo que perderia a colocar cada post, manualmente, no instagram, não seria comportável para os objetivos que defini. Por isso, apesar de ter noção da potencial perda de alcance, continuo a achar que faz mais sentido criar bom conteúdo em pouco tempo já que os resultados provavelmente compensarão as potenciais perdas de alcance.

Faz sentido?

Existem várias ferramentas a este nível, sendo que atualmente utilizo hootsuite (como podes ver na imagem acima) e e-goi (versão paga).

Experimenta e sabe mais em www.hootsuite.com.

4. Removebg

Alguma vez tentaste tirar aquele fundo daquela imagem e não sabias como?

Existem várias formas, inclusive o próprio canva.com que tem essa funcionalidade na versão paga mas, o remove.bg é gratuito e funciona muitooooo bem.

O processo é muito simples, rápido e eficiente. Para ser melhor, só se melhorasse o modelo acima 😂!

Experimenta em www.remove.bg.

5. Forest (App)

A App Forest é uma interessante aplicação para telemóvel que permite maximizar o foco e concentração.

Muitas vezes, a razão principal para a não otimização do nosso tempo passa pela perda de foco e concentração. Tendemos a gastar muito tempo nas redes sociais, inclusive durante o horário normal de trabalho. Com a aplicação forest, podes evitar distrações quer no trabalho quer na tua vida pessoal para estares mais presente (a 100%).

screenshot

Experimenta em www.forestapp.cc.


Já conhecias ou utilizavas alguma destas ferramentas?

Escreve abaixo nos comentários e faz-me chegar as tuas dúvidas!

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