Gestão Preventiva: Porque é fundamental?

A palavra prevenção tem “pouco” significado em tempos de crise. E tem pouco significado porque, no meio da crise, prevenir já não é necessário!

Prevenir é fundamental para evitar o impacto mais negativo das nossas decisões ou de variáveis externas que poderão afectar os nossos negócios, empresas ou vida pessoal. Infelizmente, o histórico diz-nos que só ouvimos falar de prevenção pelos piores motivos, e, inevitavelmente, somente quando os problemas começam a acontecer.

Porque devemos prevenir.

Já diz o ditado:

Mais vale prevenir do que remediar.

99,9% dos Baby Boomers e Geração X devem identificar-se com esta afirmação!

Quem nunca ouviu este ditado seja pelos nossos avós, nossos pais ou mesmo nós mesmos?

via GIPHY

Acredito que ninguém nunca tenha ouvido isto, nem que seja uma só vez!

E apesar de ouvirmos a verdade é que a grande maioria não se rege pela aquela que deveria ser a principal religião (ou uma das principais) dos negócios e empreendedorismo: Prevenção.

A palavra prevenção devia constar diariamente na nossa vida, a nível pessoal, profissional, relações, em tudo.

Não devemos considerar que a prevenção é algo que devemos ter em conta apenas nos momentos de crise já que, quando os problemas acontecem, a prevenção não serve de muito.

E, por isso, quero falar-te de Gestão Preventiva.

Gestão Preventiva

“O que é isso de Gestão Preventiva” ou “Isso existe por acaso?” são duas perguntas que te podes fazer. Na verdade a Gestão nunca deveria ter de ser apelidada de Gestão Preventiva já que, do ponto de vista de uma boa Gestão, a prevenção está mais do que incorporada na palavra Gestão!

via GIPHY

via GIPHY

Ou seja, na prática, o fundamental quando pensas em gestão preventiva passa por antecipares potenciais problemas que possam surgir na tua empresa ou negócio e, para isso, tens de planear. Quando planeias, vais ter um plano A, um plano B, um plano C, por aí fora, fazendo com que tenhas alternativas.

Definires objetivos, criares e preveres cenários distintos, otimizares a estratégia, analisares as variáveis de mercado, etc, são algumas das coisas que podes fazer para reduzir o teu risco e estares alerta.

Tudo isto é possível de ser feito através de um Plano de Negócios, se quiseres utilizar a estrutura formal do mesmo, ou através de algo similar ao Plano de Negócios.

É importante perceberes que prevenção não é necessariamente “medo de agir”.

Muita gente acaba por congelar com o receio de tomar ações, prevenindo dessa forma um potencial erro. Mas erros são das melhores coisas do mundo!

É através dos erros que aprendemos e melhoramos. Idealmente, devemos é conseguir aprender com os erros dos outros já que, dessa forma, poupamos bastantes recursos (mentais, financeiros, físicos…).

Planeares e teres uma estratégia e gestão bem definida, vai-te ajudar a estar preparado quando os piores momentos chegarem.

E qual a altura ideal para começares a praticar prevenção?

Qualquer dia, qualquer hora, qualquer minuto…

Começa agora…

O Diário de um Empreendedor é um blog de Empreendedorismo que te irá ajudar ao longo da tua caminhada empreendedora. Aqui poderás ler artigos sobre empreendedorismo, ver e ouvir vídeos e podcasts sobre Empreendedorismo, e muito outro conteúdo sobre Gestão, Liderança, Inovação e Motivação.

Através deste blog de Empreendedorismo, poderás desenvolver novas competências, fazer crescer a tua ideia, tirar as tuas dúvidas e obteres dicas para te tornares um/a empreendedor/a de sucesso. Conta connosco. Conta com o Diário de um Empreendedor.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *