Como fazer um Plano de Negócios?

Porque deve fazer um plano de negócios?

Um bom plano de negócios é a base de qualquer projeto“.

Esta frase aplica-se a praticamente tudo o que faça parte de negócios e empresas.

Na prática, um plano de negócios é fulcral tanto para projetos de empresas como para empreendedores, assim como para projetos em fase de maturação avançada ou projetos que ainda se apresentem na fase do planeamento.

A verdade é que sem um plano de negócios, os empreendedores ou gestores não sabem qual o caminho a percorrer…

Um objetivo sem um plano é apenas um desejo

Antoine de Saint-Exupéry

Apresentamos abaixo alguns dos pontos chave pelos quais um bom plano de negócios se revela como ferramenta fulcral para o sucesso de um projeto:

Informação detalhada e organizada sobre as diferentes vertentes do projeto

O plano de negócios permite ter uma noção clara das características da sua empresa. Desde a definição de missão, visão e valores até à forma de financiamento do projeto, torna-se percetível qual o grau de diferenciação.

Desta forma, o empreendedor consegue transmitir para quem lê o Plano de Negócios uma visão global da sua empresa, focando-se nos principais pontos.

Facilita a apresentação com vista a obter parcerias e investidores

Obter investimento necessário para o arranque ou para o bom desenvolvimento de qualquer projeto é crucial. No entanto, na realidade este passo é, por norma, bastante difícil para qualquer empresa ou empreendedor.

O Plano de Negócios permite dar a entender o projeto em questão em todas as vertentes e de forma holística. 

O mesmo é apresentado de forma estruturado, com vista a permitir facilitar a análise e consequente decisão. 

O plano de négocios é fundamental a vários níveis, nomeadamente no que diz respeito ao financiamento. Tanto na procura por investidores privados como ao nível da obtenção de financiamento junto de uma instituições financeiras (Ex: Bancos), do Portugal 2020, entre outros.

Planeamento e definição de objetivos

Com o plano de negócios, e designadamente a análise estratégica ao mesmo, é analisado o projeto como um todo. Através da compreensão daquilo que são as forças e as fraquezas e oportunidades e ameaças (SWOT), é possível planear o futuro e definir o que alterar, de forma a melhorar o mesmo. 

Além disso, e com esta perceção, torna-se possível efetuar previsões de cenários que ajudam a analisar o comportamento esperado no futuro de variáveis de negócio, como são exemplo as vendas, número de clientes, etc.

Assim, o plano de negócios revela-se fundamental pois permite traçar objetivos e metas, tendo sempre presente o que será necessário para os atingir. 

Adaptação do projeto às necessidades do meio

Há variáveis impossíveis de prever, variáveis estas que estão associadas a cada projeto. Estas podem ter a ver com o meio envolvente, com os clientes, com o produto/serviço em si, entre muitos outros.

Com a versatilidade do Plano de Negócios, é possível ajustar o projeto às necessidades do mercado. E a verdade é que estas podem ser  completamente diferentes entre o momento de início do projeto e a atualidade.

Com isto, torna-se possível analisar as diversas vertentes e atuar sobre aquelas que obrigam os empreendedores e empresas a ajustar ou mesmo redefinir o seu modelo de negócios para permitir a adaptação.

Como fazer um plano de negócios?

Os empreendedores costumam sentir dificuldades na elaboração do Plano de Negócios e isso deve-se sobretudo a 3 factores:

  • Falta de informação disponível no mercado designadamente templates de Plano de Negócios disponíveis;
  • Falta de conhecimento na área da gestão, em particular na área financeira;
  • Falta de tempo para o concretizar.

É o teu caso?

A pensar em quem tem dificuldades, criamos em parceria com a Macro Consulting uma formação online para conseguirem criar um plano de negócios do início ao fim e ainda dar acesso a conteúdos exclusivos:

Clica na imagem ou botão abaixo e participa.

Podes receber a um desconto de 25% neste Webinar acedendo ao eBook GRATUITO do Microcrédito da Macro Consulting e respondendo ao questionário.

O Diário de um Empreendedor é um blog de Empreendedorismo que te irá ajudar ao longo da tua caminhada empreendedora. Aqui poderás ler artigos sobre empreendedorismo, ver e ouvir vídeos e podcasts sobre Empreendedorismo, e muito outro conteúdo sobre Gestão, Liderança, Inovação e Motivação.

Através deste blog de Empreendedorismo, poderás desenvolver novas competências, fazer crescer a tua ideia, tirar as tuas dúvidas e obteres dicas para te tornares um/a empreendedor/a de sucesso. Conta connosco. Conta com o Diário de um Empreendedor.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *